-
Arquitetos: Sean Godsell Architects
- Área: 77 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Earl Carter
Descrição enviada pela equipe de projeto. Algumas reformas e adições foram feitas em uma pequena cabana de madeira considerada patrimônio histórico, no interior suburbano de Melbourne. Os requisitos de planejamento, patrimônio e custos de construção, fundamentalmente, resultaram no projeto. Nosso cliente queria uma nova casa. Por razões duvidosas considerou-se que a casa existente possuía importância histórica. Nós não estávamos de acordo com esta avaliação, mas foi em vão. Porém, em vez de abandonar nosso cliente, acordamos em começar do zero, mantendo a parte frontal da residência e construindo de forma discreta a nova edificação na parte posterior do terreno. Analisei o projeto sob uma luz diferente e decidi revisitar alguns projetos que haviam me inspirado quando jovem arquiteto - "House in White" e "House in Hanayama No 3" de Kazuo Shinohara, e "Row House em Sumiyoshi" de Tadao Ando. Esta última é uma obra incrível, muitas vezes descrita como "fundamental para a segunda metade do século XX".
Em términos simples, o interior da cabana foi remodelado para receber uma cobertura envidraçada sustentada por pilares de madeira que apoiam as vigas e os dois canhões de luz que dirigem a iluminação ao centro do espaço formado pela demolição de uma parede. Um pequeno pátio vinculado por paredes de concreto, que separa a casa do pequeno anexo, remete a "Row House". Para abordar as questões de sombreamento e vistas mantivemos uma altura relativamente baixa (3 metros) e para compensar a falta de insolação fizemos uma cobertura envidraçada com uma proteção automatizada de madeira. Este elemento protege o usuário do sol do verão, mas ao mesmo tempo possibilita ser configurado em várias maneiras permitindo a entrada do sol do inverno. Como a proteção é operada desde o interior, a forma da construção é alterada. Se o proprietário achar necessário, é possível usar a tipologia da cobertura como uma zona de estar ao ar livre.
Terminamos o desenho deste projeto e o desenho da Hub RMIT também foi completado, servindo como uma comovedora lembrança, reforçando a ideia de que o poder da arquitetura é independente da escala.
Originalmente publicado em Outubro 04, 2015.